quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Cursus de sapientia philosophiae buteco: Gente que gosta de escrever babaquices

Adoro essa galera que adora escrever babaquices na internet. Sem eles eu não teria muitas opções de diversão em meus momentos vagos. Vamos lá, vamos falar sobre essa gente!


Olá meus caros. Faz tempo que não escrevo umas reclamações aqui. Então vamos nessa.
No dia de hoje vamos dar uma olhada em um problema grave da sociedade contemporânea.
Uma disfunção cerebral muito particular que gosto de chamar de Abistracionismo não solicitado e expelimento de merdas digitais... Ou como irei mencionar a partir de agora pela sigla A.N.S.E.E.D.M.D.

Esse é um neologismo criado por mim nesse momento para definir um fenômeno socio-cultural muito comum nos meios digitais como facebook, orkut (ainda existe), twitter, msn, blogs, etc...etc... diversas redes sociais.
O que consiste essa ... "doença"? Basicamente alguém com sérios problemas mentais (prefiro acreditar nisso) redige comentários, artigos, pensamentos, ou qualquer outra coisa que possa ser digitada em forma de texto, de conteúdo altamente rídiculo. Seja de forma abstrata, poética, porém vazia, seja de forma erudita, porém igualmente vazia. Esse tipo de situação pode ser diretamente relacionada com os "pseudismos" que citei alguns meses atrás, neste mesmo dignissimo blog. Geralmente tais seres tem a pretensão de argumentar, mesmo sem ter argumentos plausíveis, sobre algum assunto, profetizar, mostrar suas idéias relativamente superficiais ou somente mesmo ..."causar".

E o por que de tudo isso? Creio eu apenas por pura babaquice. Tem gente que não tem nada melhor pra fazer, não é verdade? Agora vejamos. Existe no facebook uma legião de praticantes dessa estúpidez. Seja colocando frases bonitinhas que elas mesmas não entendem o significado, seja tentando inventar frases mirabolantes que não possuem sentido algum, seja tentando provar algum ponto sem cabimento e nunca utilizando argumentos plausíveis. E por argumento plausível falo de dois tipos. Aquele lógico, que pode ser contestado utilizando-se da lógica ou de alguma área aplicada da filosofia, ou então argumentos técnicos-científicos, que somente podem ser contestados mediante prova irrefutável. Logicamente nem mesmo a ciência é irrefútavel, porém é muito mais plausível você argumentar através da razão comprovada até o momento do que em falácias que voam pelo ar.

E por falar em falácias, parece que é uma grande mania do povo utilizar desse estratagema tão pobre para poder "ganhar uma discussão". Mas aí não é uma vitória honrada, mas sim uma vitória "no grito". E outra, nem vitória seria, pois discussão de facebook? Discussão de msn? Debate de blog? Que raios é isso!? Estamos nas cyber-olímpiadas? Categoria: Discussão abstrata sobre argumentação pobre de 500 metros razos? Ora bolas, carambolas nas minhas bolas. Isso não tem sentido algum.

Bom... Agora muitos podem se perguntar: Eiiii , esse texto também é uma idiotice, quem é idiota o suficiente para se preocupar com isso?

Bom² meus amigos. A diferença básica entre o meu artigo e toda essa babaquice que acontece na internet é que eu tenho um ponto e que esse ponto é baseado em algo plausível, que é uma argumentação apresentando fatos (que tenho certeza, muitos de vocês já viram por ai em alguma rede social) e mostrando a atual situação brasileira. Enquanto isso os que sofrem de A.N.S.E.E.D.M.D.tem a necessidade de mostrar sua (falta de) perspicácia de maneira aleatória e vazia.

Afinal de contas, o que quer dizer alguém que afirma que tudo é provado cientificamente, mas não mostra as fontes do que está falando ou as provas científicas. O que quer dizer alguém que cita frases de gente famosa sem ao menos entender o que quer dizer essa frase. O que alguém pretende em tentar argumentar sem entender o que significa a palavra ARGUMENTO!

Debate não é contradição, debate é uma discussão intelectual na qual se apresentam fatos científicos, argumentos e provas de modo ordenado para que se possa fazer um julgamento sóbrio e perspicaz.
E falando nisso, um videozinho sobre debates para vocês:

Monty Python - Clínica de argumentação

Nenhum comentário:

Postar um comentário