sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Limbo Musical: Sociedade da Grã-Ordem Kavernista apresenta Sessão das Dez


Hoje na seção Limbo Musical irei citar um dos discos mais raros e esquecidos do rock e da música popular brasileira, o disco "Sociedade da Grã-Ordem Kavernista apresenta Sessão das Dez".

Trata-se de um disco raro, rarissimo, gravado em 1971, pelo time formado por:
Raul Seixas, Sergio Sampaio, Miriam Batucada e Edy Star.

Acontece que Raul Seixas havia formado um grupo de rock em meados da década de 60, chamado Raulzito e os Panteras, lançando apenas um disco homônimo em 1968. Sem muito sucesso comercial a banda acabou e Raul continuou uma carreira bem sucedida como produtor da CBS.
Porém em 1971 ele lança esse disco singular. Muitos mitos cercam esse álbum, dentre eles o mais comentado é que o conjunto teria gravado o disco as escondidas. Entraram a noite nos estúdios da CBS e teriam gravado sem o conhecimento da gravadora. Isso geraria a demissão de Raul Seixas.
Entretanto esse fato é desmentido por Edy Star, único remanescente, pois Raul Seixas morreu em 1989, Sérgio e Miriam em 1994). O músico garante que o grupo gravou com conscentimento da gravadora e que Raulzito continuou com seu emprego.
Mitos e lendas a parte, é um disco único que traria influências diversas. Muito influênciado pelo rock experimental do Freak Out do Frank Zappa, e do Sgt.Peppers Lonely Hearts Club Band dos The Beatles, além de trazer muito da música popular brasileira e altamente influênciado pela trópicalia, "Sociedade da Grã-Ordem Kavernista apresenta Sessão das dez" pode ser considerado TUDO, experimental, estranho, deslocado de contexto, escalafobético, menos fraco.

Recheado de vinhetas, que vão de uma apresentação circense até mesmo a uma fanfarra seguida de um puxão de descarga de vaso sanitário, o lp mescla samba, rock, música breja, bolero, etc.
Destaques absolutos para: Etâ Vida (uma marchinha empolgante, com uma letra quase melancólica, por mais estranho que pareça), Quero Ir (Uma mistura de rock e baião), Todo mundo está feliz (um rock BEM anos sessenta), Eu vou botar pra ferver (Outro rock, mas puxando pra música brasileira), Aos trancos e barrancos (talvez o único samba que Raul tenha gravado em sua vida toda) e Dr.Pâxeco (a mais rock do disco, quase sem influência de outros estilos).

Enfim. É um disco obscuro, estranho, engraçadinho, despretensioso, não conta nenhuma história que tenta desvendar o psicológico humano, nenhuma fábula épica, nada que tenta desafiar o status quo, nem mesmo uma afronta as mazelas humanas. É apenas um disco de rock, bem bizarro, entretanto, MUITO BOM!


Aqui o link para download: Sociedade da grã ordem kavernista apresenta sessão das dez
Fonte do Link: Almoxarifado Empoeirado
Até mais ver galera:

Ouvindo: Raul Seixas e a grã-ordem da sociedade kavernista - Quero ir

Nenhum comentário:

Postar um comentário