sexta-feira, 3 de julho de 2009

Tributo - Michael Jackson

Eu sei que é um assunto que está ficando meio saturado, mas eu não poderia deixar de estrear meu blog com uma pequena homenagem ao rei do pop.

Artista completo, Michael Jackson foi músico, cantor, dançarino, compositor, enfim, um showman completo.

Nasceu em Gary, Indiana em 1958. Junto com seus irmãos formou o grupo Jackson 5, que foi descoberto por Diana Ross e fez muito sucesso no inicio da década de 70, assinando com a grande gravadora Motow, que durante os anos 50, 60 e 70 foi responsável pelos grupos de black music.
Em meados dos anos 70, fazendo menos sucesso, os irmãos resolveram sair da Motow e assinar com a CBS. Jermanie resolveu continuar na Motow, então seu irmão caçula, Randy Jackson assumiu seu posto. Logo em seguida assinaram com a Epic.
Em 1979 Michael gravou seu primeiro álbum solo como adulto. Off the Wall vendeu milhões de cópias pelo mundo inteiro, alavancando a carreira de Michael. O jovem tinha planos de sair do grupo The Jacksons (O antigo Jackson five, que mudara de nome desde a entrada para a CBS devido a problemas legais com o nome Jackson 5 e a motow), mas permaneceu no mesmo a pedidos de sua mãe. Ela sabia que Michael não precisava dos irmãos, mas os irmãos precisavam dele.

Apesar do sucesso repentino de Off The Wall, nada iria preparar Michael Jackson para o maior sucesso de sua vida, e também da música pop. Thriller, lançado em 1982, vendeu até hoje mais de 100 milhões de cópias, sendo considerado o disco mais vendido de todos os tempos. Contém clássicos absolutos, como Beat It (seu primeiro rock, que possuia solo de guitarra por Eddie Van Halen), Billie Jean, Thriller (com seu clipe de 14 minutos) e Human Nature.

Durante a turnê de Thriller, Michael Jackson popularizaria o passo de dança Moonwalk (chamado na verdade de Backslide e foi criado décadas antes por artistas de Jazz e sapateado).
Em 1987 sai o esperado disco Bad. Não foi sucesso de critica, nem vendeu tanto quanto Thriller, porém ainda contém clássicos como Bad, Leave me alone e Smooth Criminal.
Nessa época muitas especulações sobre mudanças de aparência e cor de Michael Jackson surgiam. Principalmente por sua pele estar clareando e seu nariz ter afinado. Alguns de seus costumes excentricos, como ter muitos animais e a compra do Rancho que viraria Neverland (seu próprio parque de diversões) dariam a ele o apelido, maldoso, de Wacko Jacko. (Algo como Jack estranho, esquisito, maluco).

Em 1991 Jackson lança Dangerous que contém sucesso como Dangerous, Black or White, Heal the World e Remember the Time, que continua sendo sucesso. Porém os criticos continuam dizendo que Jackson está menos inovador e criativo, e as especulações aumentam. Nessa época MJ é acusado de abusar sexualmente de uma criança. O Caso foi arquivado por falta de provas, além de MJ ter pago uma grande quantia a família da criança.

Em 1995 sai HIStory - Past, Present and Future - Book I, um disco duplo, no primeiro disco remixes e faixas antigas, no segundo faixas inéditas. O disco não fez tanto sucesso, sendo quatro músicas de maior destaque, seu dueto com sua irmão, Janet Jackson em Scream, a música Stranger in Moscow, They Don't Really Care of Us (gravado um clipe no Rio de Janeiro e na Bahia) e Earth Song. Em 1997 ele lança Blood on the Dance floor, um álbum de remixes das músicas do disco HIStory. Na época MJ lança o curta-metragem (Ou clipe mais longo da história), chamado Ghosts, com cerca de 37 minutos.
Em 2001 sai Invincible. Mesmo vendendo 11 milhões de cópias, a gravadora considerou um fracasso, visto que essa meta é quase impossível para a maioria dos artistas, mas é pouco quando se trata de Michael Jackson.
Sua vida voltou a ser um tumulto novamente. Com diversas acusações de abuso sexual contra menores, suas mudanças na aparência cada vez mais constantes, dentre outros problemas de saúde.

Em 2005 Michael Jackson foi absolvido das acusações de abuso sexual. Falta de evidências e principalmente a inconstância nos testemunhos dos acusadores fizeram o rei do pop ser inocentado.

Esse ano MJ preparava-se para voltar aos palcos, tendo 50 shows marcados em uma turnê. Infelizmente MJ nos deixou no dia 25 de junho de 2009, devido a uma parada cardiaca.
Michael Jackson deixa um legado para milhões de fãs mundo afora.

Não somente o artista que mais vendeu álbuns, mais também o artista que mais contribuiu para a música pop e para o mundo, sendo que MJ ajudava mais de 39 instituições filantrópicas.
R.I.P.

Ouvindo:

Michael Jackson - Don't Stop Till You Get Enough (Off the Wall 1979)

Nenhum comentário:

Postar um comentário